Dra Aliciane Mota  responde!

Dra Aliciane Mota responde!

2018-12-17 18:16:05

Você sabe a diferença entre ronco e apneia?

 

 Primeiro vamos entender os dois:
.

.

  • Ronco: o ronco acontece quando o fluxo de ar não acontece de forma adequada durante a respiração. O ideal é que ao respirar, o ar entre pelas narinas e em seguida passe pela garganta, traqueia e pulmões. Quando a pessoa ronca, esse processo é alterado. Os músculos relaxam deslocando alguns tecidos e a mandíbula para trás, gerando estreitamento e obstrução das vias aeras superiores e vibração desses tecidos. Então acontece o ronco. 

.
.

  • Apneia: isso acontece quando a pessoa pára de respirar por mais de 10 segundos, devido a obstrução/colapso temporário da via aérea. Quando a respiração é interrompida, o cérebro alerta a pessoa o acordando de forma automática (despertares) ou superficializando o sono. No dia seguinte, o paciente acorda com a sensação de cansaço e sonolência.Gerando inúmeras repercussões negativas sobre a saúde e qualidade de vida!

.
.
Nem todo aquele que ronca tem apneia, mas todo aquele que tem apneia provavelmente também ronca! O médico otorrino é quem pode diagnosticar e indicar um tratamento adequado.

.